22/07/2020 10:52:00
Seguro de vida: como os produtos podem ajudar no planejamento financeiro
Ao oferecer proteção financeira pessoal, familiar e empresarial, o seguro de vida representa um importante de gerenciamento de riscos
Uma pesquisa da Prudential do Brasil feita em parceria com o Ibope e divulgada em 2019 apontou que 15% dos brasileiros possuem seguro de vida. Para se ter uma ideia, nos EUA , país desenvolvido e com este mercado muito bem consolidado, o percentual chega a cerca de 60%, de acordo com dados da Limra. O mesmo acontece no Japão, onde mais de 90% das famílias contam com a proteção do produto no planejamento financeiro de longo prazo.
O cenário mostra o expressivo potencial de crescimento que o Brasil ainda tem pela frente neste mercado. Ao oferecer proteção financeira pessoal, familiar e até mesmo empresarial, o seguro de vida representa uma ferramenta importante de gerenciamento de riscos para todas as pessoas e seus negócios.
Segundo Patricia Freitas, vice-presidente de Parcerias Comerciais da seguradora Prudential do Brasil, o mesmo estudo apontou que 20% dos brasileiros têm a intenção de contratar um seguro de vida. Para ela, aos poucos, a percepção de que o produto está relacionado apenas com o momento da morte está mudando e os brasileiros estão despertando para a cultura da educação financeira.
“A ideia é que o seguro possa ser usado em vida quando necessário. Há coberturas específicas para imprevistos em vida, como renda hospitalar, doenças graves e invalidez, por exemplo”, diz, em entrevista ao Money Lab.
Uma prova do promissor crescimento deste segmento está no último levantamento feito pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), que destaca que o faturamento do mercado brasileiro de seguros totalizou R$ 81 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano, revelando alta de 4,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo já durante a crise do novo Coronavírus.
No mesmo período, a Prudential do Brasil, que possui 24% de participação de mercado no segmento de Vida Individual, registrou crescimento de 16% no faturamento, alcançando R$ 1,1 bilhão em prêmios de seguro de vida individual e em grupo.
“Ao mesmo tempo que a pandemia restringiu a renda de muitas pessoas e aumentou as incertezas, o seguro de vida ganhou destaque ao estimular a conscientização das pessoas a respeito da necessidade de se proteger financeiramente diante de cenários imprevistos”, afirma Patricia.
Uma ferramenta de planejamento financeiro
O seguro de vida e os investimentos são ferramentas complementares no planejamento financeiro. A executiva destaca que o produto é um gerenciador de risco feito com base nas necessidades e perfil de cada cliente.